sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Prece de Cáritas - Na voz da Atriz ANA ROSA

Sócrates - filme completo

s

 Com direção do mestre italiano Roberto Rossellini, esta superprodução européia é a cinebiografia de Sócrates, um dos maiores filósofos da humanidade.

ESPIRITISMO - ANDRE LUIZ RUIZ - A FORCA DA PALAVRA



A palavra é o instrumento necessário para ensinar os que não sabem, confundir os que pensam que sabem, e demonstrar o quanto sabem aqueles que dela se servem. Representante das idéias, as palavras ainda que reunidas em longos discursos não são capazes de tornar verdadeira uma só mentira.

Áudio de propriedade da Sociedade Beneficente Bezerra de Menezes (Rua Antonio Zingra nr. 52, Jardim IV Centenário Campinas-SP - www.mensajefraternal.org.br). Mensagens espíritas produzidas na Rádio Alvorada de Campinas que transmitem lições para a vida, aprendizado de esperança, bom ânimo, e, principalmente, alegria de viver.

ANDRÉ LUIZ GARCIA RUIZ: Psicografia, oratória, amplo trabalho social e divulgação da Doutrina Espírita assinalam trajetória do médium André Luiz G. Ruiz. Nascido em Bauru (1962), filho de família espírita, formado em Direito, dirige, a Sociedade Beneficente Bezerra de Menezes, de Campinas (SP). Na companhia de valorosos colaboradores dedicados ao ideal cristão desenvolve trabalho fraterno de atendimento e amparo aos irmãos de caminhada evolutiva.

Livros psicografados:
HÁ FLORES SOBRE AS PEDRAS LÚCIUS (ESPÍRITO) - 2001
OS ROCHEDOS SÃO DE AREIA LÚCIUS (ESPÍRITO) - 2002
JESUS NO TEU CAMINHO PÚBLIO (ESPÍRITO) - 2003
O AMOR JAMAIS TE ESQUECE LÚCIUS (ESPÍRITO)2003
A FORÇA DA BONDADE - LÚCIUS (ESPÍRITO) - 2004
DA TERRA PARA O CÉU PÚBLIO E HUMBERTO DE CAMPOS (ESPÍRITOS) - 2 004
RELEMBRANDO A VERDADE PÚBLIO (ESPÍRITO) - 2005
SOB AS MÃOS DA MISERICÓRDIA - LÚCIUS (ESPÍRITO) - 2005
ESCULPINDO O PRÓPRIO DESTINO LÚCIUS (ESPÍRITO) - 2008
DESPEDINDO-SE DA TERRA - LÚCIUS (ESPÍRITO) - 2007

www.mensajefraternal.org.br/portuguese/a­udio_me_port.htm - Áudios em MP3 para download. Mensagens espíritas produzidas na Rádio Alvorada de Campinas.

www.mensajefraternal.org.br/portuguese/a­udio_av_port.htm - Áudios em MP3 para download. Apresentações do PROGRAMA ESPÍRITA ALEGRIA DE VIVER, na Rádio Alvorada 94.7 FM, com André Luiz Ruiz. Terça-Feira, das 20 a 22H, programa ao vivo com telefone para participação do ouvinte 19-3296-3579 e 19- 3296-6109 ou sbbmenezes@ig.com.br. Demais dias da semana, reprise de programas anteriores, 01 a 03H, 14 às 16H, 20 a 22H.

www.mensajefraternal.org.br/portuguese/p­alsbbm_port.htm - Vídeos e Áudios e vídeos para download. Palestras produzidas pela Sociedade Beneficente Bezerra de Menezes, com André Luiz Ruiz.

http://www.mensajefraternal.org.br/po... - Vídeos para download. Apresentações do programa ALIMENTO PARA A ALMA, na TV Jornal de Limeira, com André Luiz Ruiz, todos os Sábados às 13:40H.

www.tvalvoradaespirita.com.br - TV Alvorada Espírita TV pela Internet 24H.

Aonde Estão os Reencarnados Ilustres da História

As Reencarnações Atribuídas A Allan Kardec, Léon Denis E Emmanuel - Breve Comentário

Sonia Theodoro da Silva

Veja também : 

htpp://filosofandocotidiano.blogspot.com


A curiosidade sobre a vida e reencarnações dos grandes personagens que cercaram a Codificação entre nós, a começar por Allan Kardec, seguido de perto pelo consolidador do Espiritismo em terras francesas, Léon Denis, e no Brasil a personalidade ilustre de seu continuador, o Espírito Emmanuel, é muito grande. Natural, pois, uma vez que sobre eles recaem a imensa responsabilidade de conduzir o Espiritismo ao entendimento humano seja no plano das formas ou nas dimensões do inteligível. 

Neste ano de 2012 comemoramos 155 anos da publicação de O Livro dos Espíritos e 10 anos de Vida plena na Imortalidade do querido médium Francisco Cândido Xavier, bem como 71 anos de publicação da biografia romanceada de Paulo de Tarso, “Paulo e Estêvão” - aliás, sobre o grandioso livro acerca do Apóstolo dos Gentios, sobre Estêvão, o primeiro mártir cristão, bem como os detalhes da vida e missão dos apóstolos de Jesus de Nazaré, numa complementação grandiosa e detalhada aos Atos dos Apóstolos de O Novo Testamento, há uma mensagem psicografada por Chico Xavier em 25/06/1941, sob o título “Sobre ‘Paulo e Estêvão’” onde o próprio Emmanuel delibera: “...os últimos retoques ao livro da biografia romanceada de Paulo de Tarso poderemos concluir em breves dias....” (EMMANUEL, 2008, pg. 159). 

Posteriormente, em mensagem transmitida ao mesmo médium em 08/04/1942, sob o título “Fixando os pensamentos em Cristo” (EMMANUEL, 2008, pg. 173), Emmanuel se refere ao livro volumoso terminado no ano anterior e deliberando que não seria prudente editá-lo em dois volumes, sob pena de falhar com o seu contributo à uma educação mais acessível ao povo, já que elevaria sobremaneira o seu preço ao varejo. Podemos concluir que o livro pode ter sido editado em 1942, porém o seu término, conforme suas próprias palavras de autor, deu-se em 1941. Segundo J. Herculano Pires, é um livro que por si só justificaria o apostolado mediúnico de Chico Xavier, e que deve ser lido, estudado, e meditado; segundo o pensador espírita, trata-se do maior livro da literatura mediúnica mundial. 

Voltando às nossas reflexões sobre as reencarnações dos mestres espíritas, as vivências conhecidas do prof. Rivail, segundo ele próprio nos revela em Obras Póstumas, e sobejamente conhecido de todos, é o da reencarnação como sacerdote druida cujo nome adota como pseudônimo, ou seja, 
Allan Kardec. Posteriormente, renasce como Jan Huss e finalmente como Hypolite Léon Denizard Rivail. Com referência a Léon Denis, sua reencarnação como John Wycliffe dá o testemunho de perseverança aos ensinamentos de Jesus desprovidos da marcante deturpação niceana e que se perpetua até os nossos dias. As reencarnações intermediárias entre as personalidades citadas e supostamente a eles atribuídas ainda não são conhecidas e carecem de respaldo de seus coadjuvantes. 

Com respeito ao Espírito que conhecemos por Emmanuel, a sua presença e interferência nos destinos das grandes comunidades egípcia, romana, européia (após a queda do Império Romano e em diversos países), e finalmente Brasil, para aqui retornar em Espírito, como responsável pelo imenso trabalho de coordenação da face filosófico-religiosa do Espiritismo, trabalhando o pensamento espírita mas também e profundamente a religiosidade espírita com base nos ensinamentos redivivos de Jesus de Nazaré, fica patente o seu profundo envolvimento com o Espiritismo. O livro “O Consolador” é uma das obras de estudos mais marcantes de sua lavra. 

À relutância ou dúvidas com relação à existência histórica de alguns personagens citados nos romances da autoria desse Espírito gostaríamos de lembrar que a História humana ainda está sendo escrita. 

Como exemplo, façamos um recorte em determinada época do passado, mormente o período pós cristão-apóstólico mais precisamente os séculos III e IV d.C., um período de conflitos extremos, de lutas num império romano decadente, onde as perseguições aos cristãos legítimos (pois seguiam fielmente os ensinamentos de Jesus de Nazaré, ainda não envolto pelo misticismo e a mitologia criados através do Concílio de Nicéia e reafirmados em Concílios posteriores) por “cristãos” aliados ao poder político vigente bem como a mesclagem de conceitos, ritos, rituais, de outros povos ou crenças era evidente, e vieram a deturpar em definitivo a mensagem renovadora de Jesus até os nossos dias. Portanto, por este só fato e muitos outros, podemos vagamente encontrar os dados que procuramos ou nada encontrar, já que registros oficiais desse período foram destruídos em diversos momentos. 

Se até os nossos dias se questiona a existência da famosa Biblioteca de Alexandria, o que não se justificaria, já que existem provas cabais não somente de sua existência mas de várias invasões por ela sofridas ao longo do tempo e, por último, a sua destruição definitiva, no século IV, bem como os tesouros científicos, filosóficos e culturais que ela abrigava, encerrando um período de grande produção intelectual para adentrar uma fase de fanatismos e prepotência religiosa e política. O Homem Conquistador jamais deixaria que o Homem Sábio ensombrasse a sua influência, arrogância e domínio. 

A mediunidade, consagrada pelo Espiritismo, se encarregou de revelar os aspectos obscuros da nossa História bem como da própria História de Jesus, encobertos pelo passado. Ao estudar em escolas ditas abertas de Jerusalém, pude pessoalmente constatar a imensa influência religiosa predominante que ainda busca obscurecer os dados principais da vida do Mestre, de seus seguidores, discípulos e apóstolos. 

No que se refere a Emmanuel, não confundamos a sua reencarnação como Basílio, na qualidade de pensador cristão, nascido no III século d.C. em Roma, filho de pais gregos, habitante da ilha de Chipre, e cuja história está narrada na segunda parte do livro “Ave Cristo”, com o triste personagem dos bastidores posteriores ao Concílio de Nicéia, Basílio de Cesaréia. Nascido em 329 e morto em 379 d.C., este ultimo foi um teólogo, escritor cristão do quarto século, um dos padres capadócios e doutor da Igreja. Assim se referem a este Basílio as nossas fontes de pesquisa consultadas: “Dedicou as suas maiores energias a defender a doutrina da consubstancialidade do Verbo, definida solenemente no Primeiro Concílio de Nicéia (325). 

Junto com São Gregório de Nazianzo e São Gregório de Nissa, contribuiu de maneira decisiva na tarefa de precisão conceptual dos termos com os quais a Igreja viria a expor o dogma trinitário, preparando, desta maneira, o Primeiro Concílio de Constantinopla (381) que enunciou de forma definitiva a doutrina sobre a Santíssima Trindade. Sua produção literária compreende trabalhos dogmáticos, ascéticos, pedagógicos e litúrgicos. A ele se deve a fixação definitiva de uma das mais conhecidas missas orientais: a Divina Liturgia de S.Basílio.“ A biografia deste Basílio é bem extensa e corroborada pela Igreja, conforme testemunho dos Papas João Paulo II e Bento XVI. 

Se analisarmos a vida de Emmanuel, com base no Espiritismo, veremos que um Espírito como este jamais poderia retroagir em sua trajetória ascencional (assim como nenhum Espírito retroaje em evolução intelecto-moral) em direção ao testemunho de amor e de fidelidade aos verdadeiros ensinamentos de Jesus. Ao longo de suas existências pós-Roma, quando, na pele de Publius Lentulus Cornelius sofre a sua primeira e forte conscientização de seus deveres como homem de Estado, esposo e pai (vide “Há 2.000 Anos”), posteriormente como o escravo Nestório (vide “50 Anos Depois”), como o humilde pensador Basílio (vide “Ave Cristo”), e assim sucessivamente, ficam evidentes os próprios ensinamentos dos Espíritos superiores que assessoraram a Kardec, dizendo que um Espírito, na escala evolutiva que lhe compete, jamais poderia voltar aos momentos primevos e rudes de sua evolução moral. 

Assim como o incompreendido Jesus de Nazaré, deificado, ressurgiu com o Espiritismo, que no-lo apresenta como o modelo de ascenção espiritual cabível a todos os seres humanos, os grandes mestres de nosso pensamento, e que registraram os seus próprios testemunhos, vida, ensinamentos, fidelidade a Jesus e ao Espiritismo, continuam incompreendidos e mal interpretados pela vacuidade existencial que nos toma de assalto neste milênio de conflitos e obscuridades, muito embora a Doutrina Espírita nos forneça caminhos lúcidos para esta caminhada. 

Fontes de Pesquisa: • O Livro dos Espíritos, Allan Kardec (ed.Edicel, trad. J.Herculano Pires, 1982); • Obras Póstumas, Allan Kardec (ed. FEB, 2006); • Deus Conosco, Emmanuel/Francisco Cândido Xavier (ed. Vinha de Luz, 2008); • SPINELLI, Miguel. Helenização e Recriação de Sentidos. A Filosofia na época da expansão do Cristianismo - Séculos, II, III e IV. Porto Alegre: Edipucrs, 2002, pp. 237–327; • Lettres, distribuées d´ap. L´ordre historique, Basilius (le Grand, archevêque de Césarée, saint), Jean-Louis Génin, Paris, La Librarie Eclésiastique de Rusant 1827; • Ave Cristo, Emmanuel/Francisco Cândido Xavier (ed.FEB, 1982); • Paulo e Estêvão, Emmanuel/ Francisco Cândido Xavier (ed.FEB, 1981); • Léon Denis na Intimidade, Claire Baumard (ed. O Clarim, 1981); • A Esquina de Pedra, Wallace L.V.Rodrigues (ed. O Clarim, 1975); • César e Cristo, Will Durant (ed. Record, 1971); • The Holy Land, Sami Awad (ed. Palphot Ltd., Israel, 1987); • Paulo e o Império, Richard A. Horsley (ed. Paulus, 1997); • Para entender Allan Kardec, D.Incontri (ed. Lachatre 2004); • O Mistério do Bem e do Mal, J.Herculano Pires- cap. O Mistério de Paulo (ed. C. Frat., 1989); • http://www.puc-rio.br/parcerias/sbp/pdf/16-miguelr.pdf (SPINELLI, Miguel, Platonismo Cristão? Que Platonismo? Boletim do CPA, Campinas, nº 15, jan./jun. 2003); • Filmes biográficos de Allan Kardec (Jan Huss e Léon Denis (John Wycliffe) estão no blog http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com).

Filme Gospel John Hus O Mártir Dublado








Defendendo a crença de que a fé vem pelo ouvir e que só a Bíblia é a Palavra de Deus, Hus a ensinou abertamente na Universidade de Praga onde alertou a todos do abuso do cristianismo de sua época. Perseguido pela hierarquia da igreja Católica Apostólica Romana, foi preso e condenado à morte na fogueira onde morreu cantando louvores.

JOHN HUS - Hus, erudito clérigo alemão, viveu cem anos antes de Martinho Lutero e da reforma protestante. Ele estava convencido da necessidade de apresentar a Bíblia na língua do povo, acreditava que salvação vem só pela fé em Jesus Cristo e que só a Bíblia é a Palavra de Deus. Hus ensinou isso abertamente na Universidade de Praga e à sua igreja, e alertava para os abusos do Cristianismo da sua geração. Em vez da missa em latim, Hus introduziu várias mudanças como o cântico de hinos pelo povo, e assim provocou a ira da hierarquia da igreja. Conheça a desafiante história de um homem corajoso, motivado pela dedicação e fé em Jesus, mesmo diante de perseguições. Acusado. Preso e condenado à morte na fogueira, um inovador, um mártir. Produção: Gateway Films - 1977 Duração: 55 min.
 Até onde estamos dispostos ir defendendo nossa fé em Jesus Cristo ?

ESPIRITISMO - TUMULO DE ALLAN KARDEC







 Camille Flammarion
Discurso pronunciado sobre o túmulo de Allan Kardec
http://www.espirito.org.br/portal/cod..



(...) gostaria de poder representar, ao pensamento daqueles que me ouvem, e àqueles milhões de homens que no novo mundo estão ocupados com o problema ainda misterioso dos fenômenos denominados espíritas; -- eu gostaria, disse eu, de poder representar-lhes o interesse científico e o futuro filosófico do estudo desses fenômenos (ao qual se entregaram, como ninguém ignora, homens eminentes entre os nossos contemporâneos). Gostaria de lhes fazer entrever quais horizontes desconhecidos ao pensamento humano verá se abrir diante deles, à medida que estenda o seu conhecimento positivo das forças naturais em ação ao nosso redor; mostrar-lhes que tais constatações são o antídoto mais eficaz da lepra do ateísmo, que parece atacar particularmente a nossa época de transição; e testemunhar, enfim, publicamente, aqui, do eminente serviço que o autor de O Livro dos Espíritos prestou à filosofia, chamando a atenção e a discussão sobre fatos que, até então, pertenciam ao domínio mórbido e funesto das superstições religiosas. (texto completo disponível no endereço acima).


Saiba mais sobre Allan Kardec
http://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_ka...

Saiba mais sobre a Doutrina Espírita
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina...

Obras básicas do Espiritismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Codifica...

Obras básicas em vídeo -- um breve resumo
http://www.youtube.com/watch?v=Y1Eclb...

Saiba mais sobre Chico Xavier
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_xa...


Portal do Espírito
Pedra Tumular do Sr. Allan Kardec
http://www.espirito.org.br/portal/dou...

Jornal Universo Espírita - Edição 33

O Cemitério do Père-Lachaise, o mais importante de Paris, é uma das necrópoles mais visitadas em todo o mundo, e isto desde a sua inauguração, em 1804. Ainda hoje atrai a admiração dos turistas que vão à Cidade Luz. O dólmen de Kardec tornou-se ponto obrigatório dos visitantes do Père-Lachaise, sejam eles espíritas ou não. A imprensa de várias nações tem salientado essa curiosa preferência, explicando-a quer pela forma original do sepulcro, quer pela divulgação sempre crescente do nome Allan Kardec, ou ainda pela profusão de flores depositadas junto ao dólmen, demonstrando assim, conforme o pensamento de Samuel Smiles que "os homens verdadeiramente grandes e bons nunca morrem, nem mesmo neste mundo".

A desencarnação de Allan Kardec ocorreu no dia 31 de março de 1869, pela manhã, subitamente, pela ruptura de um aneurisma. Foi enterrado no dia 2 de abril de 1869, no Cemitério Montmartre, o mais antigo de Paris. (...)

O homem era a simplicidade encarnada; se a doutrina é, ela própria, simples como tudo quanto é verdadeiro, é tão indestrutível quanto as leis eternas sobre as quais repousa. (...)

Esta proposição, acolhida por sinais unânimes de assentimento dos membros da Sociedade de Paris, nos pareceu que devia ser levada ao conhecimento dos nossos leitores. Não sendo o monumento apenas a representação dos sentimentos da Sociedade de Paris, mas dos espíritas em geral, cada um devia ser posto em condições de apreciá-lo e para ele concorrer." (Revista Espírita 1869, páginas 173 e 174, Editora Edicel.)

Projetada a construção do dólmen, Madame Allan Kardec confiou a uma comissão a direção dos trabalhos. Escolheu-se um terreno no Cemitério Père-Lachaise. Em 29 de março de 1870 procedeu-se a exumação dos despojos mortais de Allan Kardec e a sua transferência do Cemitério Montmartre para o Cemitério Père-Lachaise.

No dia 31 de março de 1870 os espíritas inauguravam o monumento dolmênico levantado em memória de Allan Kardec, com a presença de grande número de espíritas de Paris.

O dólmen de Kardec, simples e severo em suas linhas, é constituído de três moles de granito em posição vertical, sobre as quais repousa uma quarta pedra tabular. No centro se eleva um pedestal, no topo do qual está colocada a herma, em bronze, de Allan Kardec, quase em tamanho natural. Na face direita do referido pedestal lêem-se as seguintes inscrições: "Fundador da Filosofia Espírita" - "Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. A potência da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito" - "3 de outubro de 1804 / 31 de março de 1869".

No bordo frontal da pedra acha-se gravado o apotegma que resume a Doutrina Espírita, de justiça e progresso: "Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sem cessar, tal é a le

Allan Kardec, o Educador (documentário)






 Allan Kardec o Educador é um dos mais belos documentários sobre a vida e a obra de Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), mais conhecido como Allan Kardec.

Veja imagens filmadas nos locais onde ele se instruiu e viveu: Lyon, Yverdon e Paris. E acompanhe os caminhos trilhados por um dos filósofos mais importantes da humanidade, que se tornou o principal estudioso das mensagens dos espíritos, tendo realizado a Codificação do Espiritismo

O Espiritismo De Kardec Aos Dias De Hoje. FILME COMPLETO



ESPIRITISMO - Vídeo-aula 4

ESPIRITISMO - Vídeo-aula 3

ESPIRITISMO - Vídeo-aula 2 (2ª parte)

ESPIRITISMO - Vídeo-aula 2 (1ª parte)

ESPIRITISMO Vídeo aula 1